sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Alforrecas, os monstros a abater!

No jornal "Página", de distribuição online e propriedade da RR, pode ler-se hoje isto, na página 3:

Vila Nova de Milfontes - Sete pessoas atingidas por alforrecas

Sete pessoas foram tingidas por alforrecas, mais conhecidas por caravelas
portuguesas, na praia do Malhão, em Vila Nova de Milfontes.
Estes organismos não costumam andar por águas portuguesas, mas naquela
praia sete banhistas entraram em contacto com estas alforrecas e tiveram
de ser encaminhados para o hospital, explicou o comandante Arrifana Hor-
ta, da capitania de Sines.
Mais a norte, na zona da Costa de Caparica, foi também, ontem, avistada
uma alforreca.


Mas desde quando uma alforreca é "mais conhecida" por Caravela-portuguesa? E esta de na Costa da Caparica ter sido avistada uma alforreca, como se isso fosse um evento raro...

Senhora ou senhor jornalista, antes de escrever asneira (mesmo que veiculada a partir de outra fonte, não citada) devia ter feito o TPC. Teria aprendido que a Caravela-portuguesa (escrita assim e não como escreveu no seu texto) é uma alforreca entre cerca de 3000 espécies conhecidas, de facto potencialmente irritante para o homem, que tem o hábito de chocar com estes incríveis seres.
Mas aprendia também que avistar-se uma alforreca, seja em que praia for, não é acontecimento raro nem de estranhar. Hoje, por exemplo, estive na Costa da Caparica (assim mesmo, DA Caparica e não DE, como escreveu) a ver alar as redes de Xávega e no saco vinham, como habitualmente, várias dezenas destes Cnidaria.

E depois, se tivesse feito o TPC, talvez tivesse ajudado as pessoas a entender o ciclo de vida destes animais, que são abundantes nesta altura do ano. As alforrecas. Que não as Caravela-portuguesa... que por acaso, só por acaso, não "tingem" ninguém!




4 comentários:

  1. «Sete pessoas foram tingidas...». O artigo também trazia essa pérola ou foi um lapsus calami? Foram tingidas de que cor? Parabéns pelo blog e por escrever em português.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Caros Helena e Paulo, a citação é um "copy-past" do original, é mesmo tingidas que lá está. Abraço e obrigado pelos comentários.

      Eliminar
  2. Bom, apesar de nunca ter sido tingido por nenhuma alforreca, já levei umas quantas picadas da "popular" Pelagia noctiluca. Felizmente, a reacção nunca foi para além de uma dor aguda, um ligeiro inchaço... e uma grande raiva (aquele tipo de raiva que nos invade quando levamos um estalo na cara), embora deva dizer que considero que as picadas foram um preço justo a pagar pelas fotografias que me proporcionara.
    Mas conheço pelo menos um caso em que um indivíduo foi picado... e tingido. Pelo menos durante 4 anos, um amigo teve uns vergões vermelhos na perna causados por Pelagia noctiluca.

    ResponderEliminar